sábado, 25 de agosto de 2007

Uma bela manhã

Quando me levantei, às 08:30, para dar o antibiótico à minha filha (está com pneumonia, o que me fez não treinar esta semana), verifiquei que as previsões sobre o tempo não falharam. Tinha chuvido. Ontem deitei-me tarde, uma vez mais por causa do antobiótico e depois de um jantar no Saloio em Arruda (está a piorar, quer na qualidade da comida quer no atendimento). Ainda assim, e apesar de não me apetecer por aí além, sabia que tinha que ir treinar. Lá fui até ao Estádio Universitário. Afinal de contas faltam 3 semanas para a meia-maratona, o que equivale a dizer apenas mais 2 treinos de fim-de-semana, diaa 1 e 8 de Setembro. Depois é a prova.

No caminho um pensamento chegou com a pergunta. "quantos kilómetros vou correr hoje? mais rápido ou mais lento?". Decidi não responder e afastei estes pensamentos. Ía correr e pronto! Logo se via quanto. Consoante me sentisse. Decidi foi alongar a volta. A volta anterior era de 2.220 metros a nova volta é agora de 2.550 metros. É mais fácil fazer as contas.

Assim que comecei a correr apercebi-me da magnífica manhã que estava para praticar desporto em geral e atletismo em particular. Uma temperatura de 24º com céu coberto de nuvens e humidade elevada (o que é bom para a minha garganta!).
O cheiro a terra e erva molhada estava magnífica. Quase fazia lembrar um qualquer país mais perto do equador.

Apesar de não ter treinado durante a semana, sentía-me bem. A primeira dor no joelho veio aos 1.250 metros - provavelmente por um aquecimento pouco demorado - e a seguinte apenas aos 9 km, esta já pelo acumular dos kilómetros. Começo a ficar preocupado com tendões e articulações. Ao Hugo o mesmo lhe acontece. Quando os kilómetros começam a acumular as dores nas articulações podem afastar-nos de uma competição como a meia-maratona.

A dor passou e continuei a correr. A cada 500 metros caía-me na cara uma gota de um céu escuro e a prometer uma boa chuvada. Os tempos não estavam maus de todo. 28 minutos aos 5km, 56 minutos aos 10 km. 1:24:15 aos 15km. Continuei até aos 18.250 metros. O tempo foi muito melhor que o da semana passada: 1:41:16. Estou satisfeito. Este mês já corri mais de 97 km. E se contar desde que entrei de férias, a 27 de Julho então foram mais de 111 kilómetros em 4 semanas.

No entanto, estou mais preocupado que a semana passada. Não é apenas por causa das articulações. Há mais 2 factores que podem impedir de terminar a meia de Portugal na Vasco da Gama:
1) O meu optimismo pode levar-me a ritmos demasiados elevados nos primeiros kilómetros e "rebentar" antes de chegar aos 15;
2) Tanto na semana passada como hoje terminei os 18 km completamente de rastos e depois de um enorme esforço. Custou mesmo! Não dava nem mais um passo. Se a corrida fosse hoje não estaria preparado. Os 3 km que faltam não equivalariam uma maratona mas sim a um completo calvário. Como será dia 17 de Setembro?

A terminar apenas acrescentar que hoje voltou a cumprir-se a tradição. Enquanto corro não chove! lol

1 comentário:

RC disse...

Bem vindo à 'blogosfera', Miguel.

E boa corrida a 17.