domingo, 19 de agosto de 2007

18

Ontem fui jantar ao La Moneda, finalmente. Estava para lá ir há mais de 1 ano.
Não sem antes marcar uma consulta de pneumologia. Não me sinto bem. Apesar de continuar a treinar muito, os tempos estão a piorar - não é normal.
Há 14 meses atrás, fui 2 vezes parar ao Hospital com dificuldades de respiração.
Disseram-me que era Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica. Que tinha que deixar de fumar. Fui tentando, de início com muita convicção - que foi esmorecendo. Mudei o tipo de alimentação e comecei a fazer exercício em casa. A 13 de Janeiro, um convite por sms para ir correr começou a mudar muita coisa.
Comecei por correr, com dificuldade, 4 km. A partir daí fui melhorando, tanto os tempos como as distâncias. O objectivo rapidamente se traçou. Voltar a fazer uma meia-maratona. A companhia do Hugo foi sempre fantástica quer nos treinos quer nas provas em que participámos.

A 20 de Maio o Hugo lesionou-se no joelho. Parámos ambos 2 meses. O problema é que parece que estou pior que em Janeiro. Pelo menos assim me sentia ontem à tarde, após o treino de 6ª feira. Será do peso? Quem disse que se podia emagrecer nas férias? Tenho já mais 6 kilos que em Fevereiro. Isso também deve contar para a degradação dos tempos.

Voltando ao jantar, decidi não comer bife do lombo. O La Moneda é de estilo mix entre Mexicano e Nouvell Cuisine. Não gostei! nem da decoração nem da ementa. O serviço é bom mas não justifica os preços. Comi bife de atum, demasiado seco. Os legumes grelhados que acompanhavam estivam apesar de tudo divinais. No fim nem sobremesa. Apenas um café e um whisky.

Deitei-me tarde. Já passava das 2:00. A minha filha resolveu acordar antes das 08:00. Dormi pouco mas mesmo assim impunha-se um treino. Desta vez mais longo que os 6.600 metros de 6ª feira.
Não correu mal. Aliás até correu muito bem. Foram 18.200 metros. Já estou perto dos 21.097 da meia-maratona e faltam ainda 4 semanas. Os primeiros 5km, como habitualmente custarama bastante. A respiração era difícil, os músculos doíam. A partir dos 5 km e de muita porcaria ter saído da garganta, a respiração melhorou. Já tinha mais cansaço mas é muito mais fácil manter o ritmo. O tempo: 1:46:29. Dá uma média de 5 minutos e 51 segundos para cada quilómetro ou seja 10,26 km/hora. Fiquei satisfeito. Aponta para a meia maratona a rondar as 2 horas e 5 minutos.
Com mais 4 semanas de treino o 2º objectivo está traçado. Não apenas terminar a meia maratona de Portugal mas com menos de 2 horas.

1 comentário:

Wolfheart Guitars disse...

18 Km ???!!!! Chiça... fantástico.
Sendo assim não terei outro remédio se não tentar igualar a marca. O pior são as minhas articulações que não tem estado nada bem. Mas mesmo assim vou tentar.
Olha que eu esta semana tenho o casamento do meu irmão pelo que não terei disponível para treinar no fim-de-semana.

Força com isso. Estamos muito perto de cumprir a distância. E por enquanto o tempo que iremos realizar não tem muita importância.