domingo, 10 de outubro de 2010

10/10/10 - 10:10 - quantos kimómetros?

Hoje, dia 10/10/10, às 10:10 iniciou-se a corrida do Aeroporto.
10km claro está. Coincidência engraçada.

Ontem tive uma magnífica hora de equitação, com mais um passeio de uma hora, pelo campo (monte) em Caneças. Montei o Sujo que se portou lindamente, apesar de para ele ser quase impossível estar parado (quando tem alguém em cima). É para andar e ponto final!
Não choveu de manhã e até prometia uma tarde de golfe na Beloura.
À hora do almoço porém, apareceram os aguaceiros. Na parte da tarde, apenas deu para ir bater umas bolas no Paço do Lumiar e mais bolas no Jamor e treinar jogo curto e treinar jogo de green. Foi uma tarde de golfe e acabei por não apanhar nenhuma molha. Mas ficou muita vontade de ir para o campo e fazer uns buracos. Pensei: -Amanhã tenho que ir para o campo!

Hoje tinha duas opções. A primeira era encarar a corrida como um treino, ir devagarinho e estar em condições físicas para ir jogar golfe à tarde.
A segunda, era não resistir ao meu espírito competitivo e começar a correr que nem um doido e cumprir o objectivo que tinha traçado. Fazer menos de 55 minutos.

Eu já me conheço e sei que não seria fácil controlar este espírito. Assim que me aproximei do local, lembrei-me logo do Hugo. Pelo fantástico que é ver 2.000 pessoas (neste caso) a reunirem-se todas para um objectivo comum. É animado! Foi animado!
Apesar de ir sozinho, há sempre muita gente muito animada e a meter conversa.

Começou a corrida, para dizer a verdade às 10:14 e não ás 10:10 como estava previsto. Que raio, porque é que em Portugal nunca nada começa a horas? e o pessoal até se juntou todo certinho direitinho na linha de partida às 10 em ponto.

Pumm e lá fui eu, com os primeiros km a fazer um ritmo entre de 5:24 e 5:15, para terminar a corrida abaixo dos 55 minutos. Ah! o golfe da tarde! Esqueçam lá isso.
Eu lá consigo ir para uma corrida sem tentar o objectivo. No way!

Os kilómetros foram passando e ía a sentir-me bem. Passei aos 5 km com 25:55, ou seja, com ritmo médio de 5:11 por km. Estava bem, a projectar um tempo na casa dos 52 minutos. O problema é que o último km tinha sido todo a descer e a bom descer. Já se sabe que a respectiva subida haveria de aparecer. E apareceu. Estavm decorridos 6km. Uma inclinação que parecia o Everest. E o João Garcia nem estava por ali!

Ainda assim, e como o corpo humano é uma máquina que sempre me espanta, lá fui eu por ali acima a ultrapassar um montão de gente. Aos 8km estava com ritmo médio de 5:14 o que projectava um tempo abaixo de 52:30.

No entanto, como me estava a sentir bem (e não treinei durante 2 semanas), planeava fazer um último km bem rápido e acabar abaixo dos 52:00. O objectivo era de menos de 55:00 para esta corrida e menos de 51:00 para a Corrida do Tejo dentro de 15 dias.

Ao passar os 8km comecei a achar que nos estávamos a aproximar da zona de partida/chegada demasiado depressa. Pensei no entanto que haveria de haver umas voltinhas por angares e até talvez uma passagem perto da pista do Aeroporto. Mas não!!!

Para meu grande espanto, a corrida foi encurtada e acabou mesmo aos 9km. No dia 10/10/10, às 10:10 a corrida foi de ... 9km.

E lá se foi o meu último km rápido. Pronto, terminei com 46:45 os 9km, o que dá uma média de 5:13 por km e projecta 52:14 aos 10km.

Resta dizer: Objectivo cumprido. Á tarde se chover vou bater bolas, se houver uma aberta vou ao Paço do Lumiar fazer 9 buracos. Não quero saber das dores nas pernas. :)

Update, agora que já saíram os resultados. Fiquei em 488, com tempo oficial de 46:53 e terminaram a prova 1.172 pessoas.

Sem comentários: