sábado, 6 de outubro de 2007

Isto não está bom

Já passaram uns dias desde a última entrada no blog. A verdade é que regressei de Luanda na 4ª feira, dia 3 e a vontade tem sido nenhuma. Ando com fortes dores de cabeça que aparecem e desaparecem da mesma forma, ou seja, sem motivo aparente, com uma frequência de 3 horas em média, mantendo-se às vezes durante mais de 1 hora.

Estou na dúvida se foi alguma coisa esquisita que apanhei em Angola. O facto é que isto me impede de fazer uma série de coisas que gosto, correr, ler, etc..

Ontem de manhã, já a ficar farto disto, fui ao Hospital. A médica até era sul-africana e falou comigo em Angolano, ya? Oscultou-me, mediu-me a tensão, verificou os olhos e disse que não aparentava ter nada de especial. Receitou-me ben-u-ron e mandou-me lá voltar dentro de 3 dias se não tivesse melhorado. Ora, pelo menos até agora, a coisa está na mesma. Tenho quase a certeza que é estômago. Vamos ver. Há-de melhorar.

Li o livro "Viagens Contra a Indiferença" do Dr. Fernando Nobre, médico fundador da AMI e, gostei. Mostra o quão magnífica e fascinante se pode tornar a vida de algumas pessoas verdadeiramente fora-de-série. É pena que neste livro "puxe tanto a brasa à sua sardinha" parecendo algumas vezes que o apoio humanitário se torna uma espécie de competição para ver quem chega primeiro. Se assim for acaba, no entanto, por reverter a favor de quem necessita desse apoio.

Li também "Tuaregue" de Alberto Vázquez-Figueroa e também gostei bastante. O final é irónico. Deixo aquilo que o livro conta de si:
"O nobre inmouchar Gacel Sayah, protagonista deste romance, é senhor absoluto de uma imensa extensão de deserto. Certo dia chegam ao seu acampamento dois fugitivos vindos do Norte, e o inmouchar acolhe-os, fiel às multi-seculares e sagradas leis da hospitalidade. No entanto, Gacel ignora que essas mesmas leis o arrastarão para uma aventura mortal…
Uma epopeia apaixonante que é, ao mesmo tempo, um autêntico hino a um dos povos mais singulares do mundo."

Comecei hoje a ler "Alma de Viajante" de Filipe Morato Gomes. Mais um livro sobre viagens à volta do mundo.